Tomar banho é um hábito que nos acompanha desde os primeiros dias de vida. O banho não só contribui para a nossa higiene pessoal, que é essencial à saúde, como é considerado um momento de prazer e relaxamento.

O que muita gente não sabe, é que a temperatura da água pode estar relacionada a muitos benefícios ou malefícios para a nossa saúde física e mental.

Cada vez mais, as pessoas estão descobrindo os benefícios do banho frio e deixando o quente de lado. Elas garantem que os resultados são reais e bem satisfatórios.

E você? Já conhece os efeitos benéficos do banho frio? Se ficou curioso, continue conosco e se surpreenda!

Banho quente prejudica os cabelos e a pele.

Quem é que resiste a um banho bem quentinho e demorado naqueles dias mais frios? Mas cuidado com os excessos; o banho quente prejudica sim, seus cabelos e sua pele.

Os cabelos lavados em água quente, tornam-se opacos, sem brilho, sem forma, oleosos e podem desenvolver caspa.

Com relação à pele, esta torna-se mais propensa a acnes e urticárias, desprotegida e áspera. Além disto, o banho quente também pode interferir na digestão, prejudicando o seu processo, caso ocorra pouco depois de uma refeição.

Tudo isto pode parecer um banho de água fria pra você, que adora passar horas sob um chuveiro bem quente, não é?

Se você é do tipo que não encara um banho frio nem mesmo no verão, veja alguns motivos que podem te fazer mudar de ideia:

21 Benefícios do Banho Frio Para a Saúde

  • Diminui o estresse
  • Ajuda a melhorar a circulação sanguínea
  • Aumenta o poder de concentração
  • Aumenta a energia
  • Diminui os sintomas da depressão
  • Acelera o metabolismo, colaborando para a perda de peso
  • Revigora
  • Diminui a ansiedade
  • Ameniza dores musculares (em alguns casos)
  • Proporciona cabelos mais saudáveis
  • Proporciona pele mais saudável
  • Melhora o estado de alerta
  • Evita e reduz varizes
  • Melhora a produtividade
  • Aumenta a disciplina
  • Favorece a fertilidade
  • Melhora a resistência
  • Aumenta o foco
  • Melhora o controle emocional
  • Diminui as despesas com água
  • Diminui as despesas com luz e/ou gás

Se você ficou surpreso com tantos benefícios proporcionados por um simples banho frio e pretende começar a por em prática, mas lhe falta coragem, calma!

Pode parecer muito difícil encarar a princípio, mas não se preocupe, pois você pode começar aos poucos até se acostumar.

Lembre-se de todos os benefícios do banho frio para a sua saúde, a fim de tomar coragem! Vá esfriando a água aos poucos até deixa-la completamente fria.

Outra dica é começar molhando cada parte do corpo separadamente, até chegar na cabeça.

Se ainda assim, você estiver tendo dificuldades para suportar o banho frio, faça o seguinte: tome o seu banho normalmente como de costume e finalize com alguns minutinhos de água fria.

Pra começo já ajuda. Procure ficar o máximo de tempo possível em contato com a água fria e desligue o chuveiro.

Conforme for notando os resultados positivos do banho frio, é muito provável que você se anime e aumente cada vez mais a frequência desses banhos, que pra muita gente já é considerado uma terapia.