Um estudo da Universidade de Nottingham da Inglaterra revelou que o tom mais dourado da pele pode despertar maior interesse entre homens e mulheres durante a prática da sedução.

A ciência justifica esta preferência, devido ao cérebro reagir às percepções sexuais, priorizando características que evidenciam a saúde, a fim de reforçar as chances de reprodução.

Visto que uma boa alimentação e rotina saudável geralmente podem influenciar neste tipo de tonalidade, esta atração instintiva acaba sendo ocasionada.

Além desse fato, o gosto popular também influencia muito na procura por métodos de bronzeamento, já que estar da cor do verão remete um estilo de vida mais ativo, típico de quem curte uma boa praia, piscina e está sempre em meio à natureza.

Outra tendência, que justifica essa apreciação e voltou a fazer sucesso entre as mulheres são as sensuais marquinhas de biquíni. Para garantir a definição perfeita, muitas recorrem a profissionais que utilizam adesivos para que a marca siga um padrão exato no corpo.

Entre várias propostas para conquistar a marquinha perfeita e principalmente, o tom de pele mais iluminado, o bronzeamento artificial se apresenta como método mais rápido e eficiente, inclusive, saudável.

Vale lembrar que o bronzeamento artificial por câmara está proibido no Brasil desde 2009 pela ANVISA, diante disto, outras opções surgiram para proporcionar a cor do verão de forma saudável, sem agredir a pele.

Bronzeamento por jato de ar

Um dos benefícios do bronzeamento por jato de ar, além é claro, do resultado imediato; é a variedade de tons que se pode atingir com este procedimento.

Com ele é possível alterar completamente o tom natural da pele sem agredir ou queimar, como no sol, por exemplo.

O bronzeamento por jato de ar pode ser realizado em clínicas estéticas, onde será pulverizado um produto específico, geralmente composto por dihidroxiacetona e eritrulose, açúcares naturais compatíveis com qualquer pele.

A variação da cor se dá, de acordo com a quantidade aplicada, ou seja, quanto mais for pulverizado, mais intenso o bronzeamento ficará.

O resultado do bronzeamento artificial a jato costuma prevalecer por até sete dias.

Bronzeamento com cosméticos

Uma opção mais acessível e tão eficiente quanto os outros métodos para mudar o tom de pele é a utilização dos produtos autobronzeadores.

Comercializados em farmácias e lojas de cosméticos, estes sprays e pomadas possibilitam um bronzeamento seguro, rápido e eficaz, inclusive, muito mais econômico.

O resultado deste efeito mais dourado e iluminado pode permanecer por até uma semana ou sair após o banho, dependendo do tipo de produto.

Bronzeamento hidratante

Para quem prioriza os cuidados com a pele através da hidratação e proteção solar, saiba que também há produtos desta categoria com pigmentação, o que permite um tratamento diário aliado a um bronze especial.

A cada aplicação o tom da pele é acentuado junto à proteção e hidratação.

Outra vantagem deste método é sua praticidade, visto que poder ser levado na bolsa e aplicado em qualquer lugar, na hora que desejar.

A durabilidade deste tipo de bronzeamento é inferior aos outros métodos, inclusive, após o banho o efeito é removido.

Curiosidades sobre o bronzeamento artificial

Além destes métodos modernos, o bronzeamento artificial possui curiosidades que reforçam a popularidade e preferencia deste procedimento estético. Confira quais são e garanta também dicas de como potencializar os efeitos da cor do verão.

  1. Bronzeamento Artificial sem restrições

Você sabia que nem todas as pessoas conseguem garantir um bronzeamento de forma natural, através da exposição ao sol? Este fato justifica-se devido a questões biológicas e étnicas.

A produção reduzida de melanina de algumas pessoas impede a reação de pigmentação, que também é a proteção da pele. Geralmente, elas têm maior probabilidade de desenvolveram câncer de pele, caso estejam expostas à ação dos raios ultravioletas.

Já com os métodos de bronzeamento artificial citados acima não há restrições, apenas se o usuário possuir alergias a determinados componentes. Com ele até estas pessoas que produzem melanina reduzida conseguem alcançar a tão desejada cor do verão.

  1. Brasil é destaque na categoria de bronzeamento artificial seguro

Após a ANVISA banir em 2009, o uso de câmaras artificiais de raios UVA no Brasil, o país se tornou referência na categoria de bronzeamento artificial seguro do mundo.

As câmaras eram responsáveis por reduzir a hidratação da pele e logo a produção de colágeno, inclusive, causar o tipo de câncer de pele mais grave, o melanoma, pois seus raios de UVA aumentavam em 75% o risco do desenvolvimento da doença.

Com esta proibição, os novos métodos surgiram garantindo o bronzeamento, sem afetar a saúde da pele.

  1. Diferença da câmara de bronzeamento para câmara Puva

Apesar da câmara de bronzeamento estar proibida no país, muitas pessoas afirmam encontrá-la em diversas clínicas, mas na verdade se trata de outro equipamento, denominado câmara Puva.

A câmara Puva é liberada no país para tratamentos de doenças de pele como micose, psoríase e vitiligo, entretanto, devido sua emissão de luzes, o estímulo à melanina acaba acontecendo, o que atraiu o interesse das clínicas estéticas para seu uso como meio de bronzeamento.

Agora que você já conhece os principais métodos de bronzeamento artificial, assim como suas curiosidades, aproveite e potencialize os efeitos, através de uma boa alimentação, hidratação e uso do filtro solar diário na pele.

 

Por: Paloma Andrade