O coronavírus já matou mais de 4 mil pessoas em todo mundo, lembrando que o grupo de risco são idosos, crianças ou pessoas com algumas patologia como, diabéticos, problemas respiratórios e câncer, que necessitam de uma atenção maior.

Com o avanço da pandemia (Covid-19) fortalecer o sistema imunológico é umas das primeiras iniciativas, existem várias maneiras para ajudar na defesa do organismo e combater o diagnóstico. Uma das mais importante é optar por uma alimentação saudável que vai auxiliar na defesa do organismo, os alimentos são ricos em vitaminas, minerais e outras substancias que auxiliam na manutenção do sistema imunológico.

No nosso dia a dia estamos em contato com micro organismos invasivos, e pode vir dos alimentos que consumimos, principalmente os industrializados que tem substancias que o corpo não conhece, e ativa o sistema imune. Outros fatores também prejudicam e diminuem nosso sistema imunológico tais como estresse, má alimentação, insônia, desidratação.

Existem também outras medidas na prevenção como lavar as mãos, usar álcool gel, evitas lugares fechados com muita aglomeração de pessoas.

Dicas para melhorar seu sistema imunológico contra esses agressores externos;

  • 1 Alimentos antioxidante: limão, suco verde, própolis, cúrcuma, gengibre
  • 2 Vegetais verdes escuros: brócolis, couve, espinafre são ricos em ácido fólico auxilia na formação dos glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo
  • 3 Alimentos fonte de ômega3: azeite e salmão, auxiliam as artérias para evitar inflamação
  • 4 Frutas cítricas: laranja, acerola, kiwi são ricos em vitamina c que aumentam a resistência do organismo
  • 5 Evite bebidas alcoólicas
  • 6 Alimentos fontes de zinco: feijão, lentilha, ervilha, grão de bico
  • 7 Oliaginosas além de fonte de zinco: nozes, castanhas e amêndoas são ricos em vitamina E
  • 8 Alho rico em vitamina A C e E ajudam no sistema imunológico
  • 9 Cebola é anti-inflamatória, antivirais, antibacteriana e antifúngica
  • 10 Hidratação tome no mínimo 3L de água por dia          
  • 11 Evite estresse
  • 12 Sono (durma bem)

São vários fatores envolvidos, para cada individuo uma necessidade especial, procure um nutricionista para mais informações.

 

Nutricionista Sibelly alves