Muitas indústrias cosméticas utilizam metais pesados para fixar os corantes durante a produção de batons e outros cosméticos. Para atrair mais consumidores, essas empresas não relatam a presença dessas impurezas em seus rótulos. Com isso, milhares de pessoas compram esses produtos sem saber dos riscos que podem estar correndo.

Em uma pesquisa realizada nos Estados Unidos foram encontrados a presença de diversos metais em batons e brilhos labiais. Esse resultado gerou um alerta mundial para essa importante questão. Afinal, a alta concentração desses metais pode resultar em diversos riscos para o organismo.

Metais em Cosméticos

A pesquisa foi realizada por Katherine Hammond, pesquisadora da Universidade de Califórnia-Berkeley, nos Estados Unidos, há alguns anos e foi publicada pela revista estadunidense Environmental Health Perspectives. Nela, foi comprovada a presença de chumbo, cádmio, manganês, cromo, alumínio e outros quatro metais que são altamente prejudiciais a saúde em cosméticos vendidos nos Estados Unidos. Os nomes das marcas não foram divulgados.

A presença desses metais é explicada devido ao fato de que eles são utilizados para fixar e para intensificar os pigmentos e as cores dos produtos labiais. Diante disso, a formulação com esses metais possibilita a criação de cores fortes e marcantes.

Contudo, a presença desses metais nesses cosméticos pode causar diversas reações no organismo humano. Além de alergias e dermatites séries da pele, a longo prazo, esse contato e a absorção desses ingredientes pode até mesmo causar complicações para o funcionamento do seu organismo. Além disso, existem muitas pesquisas que relacionam a presença de chumbo diretamente com o câncer.

Como evitar a Contaminação?

Se você deseja evitar a contaminação e diminuir o risco de doenças em seu organismo, você poderá seguir algumas dicas. Confira agora mesmo quais são elas.

  • Opte sempre por comprar batons de boa qualidade. Lembre-se, esses produtos podem ser caros. Sendo assim, desconfie quando encontrar um produto muito barato.
  • Prefira batons e demais produtos de beleza de marcas tradicionais e conhecidas no mercado.
  • Siga a recomendação do modo de uso do batom e não reaplique o produto mais do que cinco vezes ao dia.
  • Se possível, opte pela compra de batons de cores claras como, por exemplo, os batons nudes. Afinal, quanto mais escuro for a cor do batom maior a chance de ele possuir algum metal como o chumbo.

Os Batons de Marcas Brasileiras Possuem Chumbo?

Visto a importância e a abrangência desse assunto, a Inmetro realizou recentemente uma pesquisa com 15 marcas brasileiras de batons de diferentes cores e tipos. Foram elas: Avon Ultra Color; Contém 1g Make-up; Dailus Pop Art; Jasmyne; MAC Matte Lipstick; Maybelline Colorsensational; Natura Faces; O Boticário Make B; Oceane Ale de Souza; Payot Colors Up; Quem disse, Berenice?; Revlon Colorburst; Sephora; Tracta HD, e Vult Make Up.

A pesquisa constatou que o teor de chumbo de todas as amostras analisadas estava abaixo dos valores recomendados pelo órgão regulamentador que existe no Brasil. Além disso, os resultados informaram que a maioria desses produtos possui um teor máximo de apenas 1 mg/kg de chumbo.

Por: Leticia Paes

Farmacêutica