A região das mãos é a região que mais sofre com o envelhecimento precoce. Isso devido ao fato de que, assim como acontece com o nosso rosto, essa parte do corpo é a que mais está exposta aos fatores externos que aceleram esse processo como, por exemplo, a poluição ambiental.

Diante disso, é essencial que você inicie imediatamente os cuidados com essa região tão importante do seu corpo para que assim, você permaneça com a maciez de suas mãos em dia. Continue lendo esse artigo para você aprender a prevenir e tratar o envelhecimento precoce de suas mãos de uma vez por todas.

Por que as mãos são a primeira parte do corpo a envelhecer?

Os primeiros sinais do envelhecimento podem ser percebidos em nossas mãos. As manchas de diferentes tipos começam a se fazer presente, assim como as rugas finas e, até mesmo, algumas mais grossas. Além disso, o aspecto flácido com veias aparentes e os sinais típicos de uma pele envelhecida também passam a fazer parte de suas mãos com o passar dos anos.

Alguns fatores podem contribuir para esse envelhecimento precoce como, por exemplo, a exposição dessa parte do corpo a elementos externos que aceleram esse processo como, por exemplo, as mudanças climáticas e a poluição ambiental.

A diminuição na produção de colágeno e ácido hialurônico por parte do organismo causando assim, uma maior flacidez nas mãos, também é um outro fator importante causador desse envelhecimento.

Além disso, as mãos também costumam ser frequentemente esquecidas na hora dos cuidados diários e, por vezes, elas ficam desidratadas e ressecadas a maior parte do dia.

Como prevenir e minimizar o envelhecimento das mãos?

Para prevenir e minimizar o envelhecimento das mãos, você poderá optar por aderir a algumas mudanças de hábitos que são muito simples e fáceis de serem encaixadas no seu dia a dia. Confira agora mesmo quais são elas.

  1. Evite o ressecamento da pele utilizando hidratantes. Se possível, opte pelos cremes à base de ureia, óleo de semente de uva ou de amêndoas.
  2. Aplique o Protetor solar nas mãos com, no mínimo, FPS 20
  3. Aposte em produtos que combinam hidratantes e antioxidantes. Afinal, esses oxidantes evitarão a ação dos radicais livres e impedirão que o envelhecimento precoce da pele aconteça.
  4. Cuidado com os sabonetes e detergentes! Se possível,evite o uso de sabonetes com ativos muito agressivos e irritantes. Isso devido ao fato de que esses produtos podem ressecar as suas mãos.
  5. Aposte em cremes para mãos que possuam em sua composição Ácido Kójico, caso você queira reduzir manchas na pele. Afinal, esse ácido age inibindo a formação de melanina na pele e não é fotossensível.
  1. Permaneça com as unhas sem esmalte pelo menos uma semana no mês. Isso devido ao fato de que a saúde da pele também passa para as unhas. Diante disso, evite utilizar o esmalte todos os dias do mês e sempre faça uma boa hidratação em suas unhas.

Por: Leticia Paes
Farmacêutica