Gatos são animais introspectivos, com algumas exceções, ou seja, preferem ficar mais na deles, sabem se virar muito bem sozinhos e são mais individualistas.

Ou talvez não… Gatos podem ser animais bem independentes, mas a verdade é que tem um jeitinho próprio de demonstrar carinho e apreço por seu donos – gatos são sim capazes de amar!

Na verdade, algumas pesquisas indicam que quando criados desde filhotes os pequenos vêm os humanos como seus pais, ou seja, somos nada mais nada menos que gatos gigantes para eles!

Eles são extremamente explícitos quando não gostam de alguém e reagem imediatamente quando estão assustados ou desconfortáveis – há muitas pessoas com arranhões para provar.

Não tente fazer carinho em um gato sem sua aprovação, para ver como ele reage! Podem ser animais extremamente carinhosos quando querem, mas igualmente ferozes – entre um lado e outro, há dentro deles um charme que o torna o pet mais amado do mundo, com exceção dos brasileiros, que prefere os cachorros!

Mas… Como saber se seu gato gosta de você?

Maneiras de seu gato mostrar afeto:

 

  • Ronronar!

 

Maneira mais clássica de demonstrar conforto e amor por quem lhe está dando carinho. É um som gostoso de se ouvir, com o qual você pode se acostumar! É normalmente feito enquanto lhe damos carinho, mas cuidado! Nem todos os gatos gostam de carinho da barriga. “Somos diferentes dos cachorros!”

 

  • Lambidas

 

As lambidas são os famosos “beijos dos gatos”, sua forma de beijar seus donos ou conhecidos por quem tem apreço. Dê uma checada para ver como é gostoso receber lambidinhas de seu amigo felino. “Beijo de gato”.

 

  • Mordidinhas

 

Não confunda mordidas ferozes com sinais de amor, pelo contrário! É sinal de incômodo. Já as mordidinhas leves, são sinais de carinho e é muito comum os gatos demonstrarem seu amor dessa maneira. Por isso pode acontecer deles exagerarem um pouco e acabarem machucando, mas a intenção foi boa!

 

  • Contato físico

 

Gatos não gostam de contato físico de estranhos, quem está tentou acariciar um gato de rua sabe bem disso. Por isso se seu gato esfrega a cabeça em você, ou se aproxima e esfrega o corpo, é sinal de afeto e muito amor. Aprecie!

 

  • Te acordar!

 

Pode parecer estranho, mas é pura preocupação. Quando os donos ficam dormindo por muito tempo, o gato pode pensar que ele morreu, então o acorda. Mesmo que do jeitinho deles!

  • Mostrar a barriga

Como dito anteriormente, a barriga é um lugar delicado para os gatunos. Quando eles lhe mostram a barriga deles, é sinal de pura confiança, pois me mostram vulneráveis e prontos para receber carinho.

Esses são alguns sinais de que seu gato gosta de você, são sutis, mas são de coração! E não se irrite se lhe trouxer presentes um tanto… Duvidosos, a intenção é boa! Eles só trazem o que gostariam de receber!

Por isso gatos são sim capazes de amar e demonstrar carinho por seus donos. Basta apreciar os sinais!