A boa prática de higiene com a sua maquiagem é mais do que necessária. Isso devido ao fato de que, se não realizada de maneira correta, muitas bactérias podem se instalar nesses produtos e transmitir muitas doenças para você.
Confira agora mesmo algumas das bactérias que você poderá encontrar nos produtos de maquiagens que você utiliza no seu dia a dia como, por exemplo, batons, máscaras de cílios, pó facial, corretivos, base, entre outros.
Staphylococcus
Uma das bactérias mais comumente encontrada nas maquiagens é o Staphylococcus. Esta é a bactéria responsável por causar infecções na sua pele como, por exemplo, as acnes. Apesar de parecer pouco inofensiva, se entrarem na corrente sanguínea, essa bactéria pode levar a morte.
Enterococcus faecalis
O Enterococcus faecalis é uma bactéria encontrada no intestino. Normalmente não causa nenhum problema em organismos saudáveis. Porém, pode ser prejudicial ao se espalhar para outras áreas do corpo, podendo causar infecções abdominais e pélvicas, ITUs, infecções orais, sepse, feridas e endocardite.
Além disso, assim como acontece com o Staphylococcus, se essa bactéria entrar na corrente sanguínea, ela pode levar a morte.
Coliformes
As bactérias coliformes são encontradas, em sua grande maioria, no intestino e são classificadas como bactérias fecais. A grande quantidade dessa bactéria está diretamente associada a infecções do trato urinário.
Como evitar a contaminação?
Para evitar a contaminação com essas bactérias basta manter uma boa prática de higiene em suas maquiagens e, também, adotar alguns hábitos mais do que essenciais. Confira agora mesmo quais são eles.
- Lave os pinceis de maquiagem regularmente
Não lavar os pincéis pode levar ao risco de contaminação. Isso devido ao fato de que o resto do produto utilizado sempre acaba ficando nas cerdas do pincel. Realize a higienização pelo menos uma vez por semana com água e sabão.
- Não utilize maquiagem vencida
O risco de contaminação pode ser ainda maior quando a maquiagem está com seu prazo vencido.
- Não empreste a sua maquiagem para outras pessoas
As maquiagens podem contrair bactérias que, posteriormente, podem ser passadas de uma pessoa para outra. Um estudo realizado constatou que a maioria das alergias, contaminações da córnea e conjuntivites acontecem por causa do compartilhamento de maquiagens.
4. Leve os seus próprios pinceis quando for ao maquiador
Os pincéis são um dos locais preferidos para a proliferação de bactérias. Diante disso, sempre que possível, leve os seus próprios pinceis.
5. Remova a maquiagem sempre antes de dormir
Remover a maquiagem todos os dias diminui as chances de contaminação das bactérias que podem estar presentes em seu rosto.
6. Guarde a maquiagem em um local apropriado
Evite guardar a maquiagem nos banheiros, bem como, evita se maquiar nesse local. Afinal, ele é um local que apresenta muitas bactérias. Além disso, ele pode aumentar a proliferação de fungos.
7. Nunca aplique o rímel e o lápis na parte interna dos olhos
Ao aplicar na parte externa do olho, você evita a contaminação das possíveis bactérias.
Por: Leticia Paes
Farmacêutica