A boa prática de higiene com a sua maquiagem é mais do que necessária. Isso devido ao fato de que, se não realizada de maneira correta, muitas bactérias podem se instalar nesses produtos e transmitir muitas doenças para você.

Confira agora mesmo algumas das bactérias que você poderá encontrar nos produtos de maquiagens que você utiliza no seu dia a dia como, por exemplo, batons, máscaras de cílios, pó facial, corretivos, base, entre outros.

Staphylococcus

Uma das bactérias mais comumente encontrada nas maquiagens é o Staphylococcus. Esta é a bactéria responsável por causar infecções na sua pele como, por exemplo, as acnes. Apesar de parecer pouco inofensiva, se entrarem na corrente sanguínea, essa bactéria pode levar a morte.

Enterococcus faecalis

O Enterococcus faecalis é uma bactéria encontrada no intestino. Normalmente não causa nenhum problema em organismos saudáveis. Porém, pode ser prejudicial ao se espalhar para outras áreas do corpo, podendo causar infecções abdominais e pélvicas, ITUs, infecções orais, sepse, feridas e endocardite.

Além disso, assim como acontece com o Staphylococcus, se essa bactéria entrar na corrente sanguínea, ela pode levar a morte.

Coliformes

As bactérias coliformes são encontradas, em sua grande maioria, no intestino e são classificadas como bactérias fecais. A grande quantidade dessa bactéria está diretamente associada a infecções do trato urinário.

Como evitar a contaminação?

Para evitar a contaminação com essas bactérias basta manter uma boa prática de higiene em suas maquiagens e, também, adotar alguns hábitos mais do que essenciais. Confira agora mesmo quais são eles.

  1. Lave os pinceis de maquiagem regularmente

Não lavar os pincéis pode levar ao risco de contaminação. Isso devido ao fato de que o resto do produto utilizado sempre acaba ficando nas cerdas do pincel. Realize a higienização pelo menos uma vez por semana com água e sabão.

  1. Não utilize maquiagem vencida

O risco de contaminação pode ser ainda maior quando a maquiagem está com seu prazo vencido.

  1. Não empreste a sua maquiagem para outras pessoas

As maquiagens podem contrair bactérias que, posteriormente, podem ser passadas de uma pessoa para outra. Um estudo realizado constatou que a maioria das alergias, contaminações da córnea e conjuntivites acontecem por causa do compartilhamento de maquiagens.

4. Leve os seus próprios pinceis quando for ao maquiador

Os pincéis são um dos locais preferidos para a proliferação de bactérias. Diante disso, sempre que possível, leve os seus próprios pinceis.

5. Remova a maquiagem sempre antes de dormir

Remover a maquiagem todos os dias diminui as chances de contaminação das bactérias que podem estar presentes em seu rosto.

6. Guarde a maquiagem em um local apropriado

Evite guardar a maquiagem nos banheiros, bem como, evita se maquiar nesse local. Afinal, ele é um local que apresenta muitas bactérias. Além disso, ele pode aumentar a proliferação de fungos.

7. Nunca aplique o rímel e o lápis na parte interna dos olhos

Ao aplicar na parte externa do olho, você evita a contaminação das possíveis bactérias.

Por: Leticia Paes
Farmacêutica