Quantas vezes você se desfez de uma peça de roupa que poderia ter repaginado, ou até mesmo dado um novo uso para ela? Sabe aquela camiseta básica que está um pouco desbotada, mas que ainda tem um bom caimento e que você adora? Ou aquela jaqueta jeans clássica que já não faz mais o seu estilo? Essas e outras peças podem ganhar uma segunda chance!

TINGIMENTO

Aquela blusa básica, o jeans está desbotado, ou aquele tênis de algodão que você não usa mais porque não combina com suas roupas merecem uma segunda chance! Que tal dar uma vida nova a estas peças através do tingimento? Você pode levar até locais que fazem isto profissionalmente, comprar a tinta em armarinhos e seguir a instrução da embalagem, ou utilizar corantes naturais obtidos através de alimentos.

Só fique atento à composição de cada peça, pois há tintas específicas para cada tecido! A composição do tecido pode ser descoberta naquela etiqueta que fica pinicando seu pescoço ou cintura! Há também, diversas técnicas de tingimento que podem dar diferentes efeitos nas suas peças, como a tie dye, batik, shibori e degradê. Sua imaginação é o limite! Por isso, pesquise em sites de imagem ou se inspire pelos elementos que estão à sua volta e se permita criar! Mas não sai daqui agora não, você não vai querer perder as próximas dicas! Vai por mim, elas estão imperdíveis e podem fazer a diferença na criação daquele visual que é a sua cara!

PERSONALIZAÇÃO

Sabe a frase daquela personalidade que você ama, e que tanto queria sair por aí espalhando para o mundo inteiro ouvir?! Que tal escrever ela numa camiseta ou jaqueta jeans? Pegue um giz de alfaiate para riscar o que vai ser escrito, tinta de tecido para contornar e preencher o que riscou, pincel, um pote com água para limpar seu pincel, um pano para secar ele, e mãos à obra!

Com esta técnica também é possível escolher imagens para recortar e formar um estêncil para transferir o desenho, ou usar aqueles vendidos prontos. Fixe ele com uma fita crepe no tecido que vai ser pintado, molhe uma esponja em um pouco de tinta, dê batidinhas suaves dentro do seu estêncil e vá repetindo o processo até obter o efeito desejado, tendo em mente que está técnica não deixa a pintura uniforme.

E se você possui habilidade com a máquina de costura, outra dica é mudar as formas e os comprimentos das suas roupas, transformando mangas e pernas longas em curtas, e até mesmo ajustando peças para valorizar mais a silhueta!

Transformar as roupas em itens diferentes do seu propósito pode ser uma boa opção se aquela peça que você adora está usada demais para ser recuperada, e aí camisetas de show podem se tornar almofadas, calças jeans viram mochilas cheias de espaço para guardar objetos, vestidos se tornam aventais e você adquire novas roupas e itens de decoração sem sair às compras!

APLICAÇÕES

Patches, franjas, miçangas, rendas, bordados, tachinhas, bottons, paetês e o que mais você imaginar são ótimas opções para serem aplicadas naquela roupa lisa e sem vida que está no seu guarda roupa! Além de deixar sua peça com a cara da estação, investir nesse tipo de enfeite deixa o seu look mais autêntico, e o melhor: exclusivo! Vai dizer: ter aquela peça que você sabe que é só sua, não é o máximo?!

Tudo o que você precisa é de um pouco de paciência, ferro de passar, tesoura, linha, agulha e o que for aplicar nas suas peças. Há opções prontas de patches e bordados em armarinhos que você só precisa colocar sobre a roupa e aquecer com o ferro para fixar, e outras que precisam de pontinhos a mão para costurar. Basta uma pesquisa rápida na internet para desvendar os pontos e técnicas básicas de costura e bordado para tornar suas roupas únicas e exclusivas!

E, para você que adora repaginar a sua casa além do seu visual, este tipo de personalização é ideal para repaginar aqueles itens de decoração que estão precisando de vida, e para dar cara nova àquele ambiente que está precisando de mais cor e personalidade!

Por: Fernanda Bezner

Bacharelada em moda