As estampas de padrão xadrez vão vir com tudo neste inverno, e elas possuem padrões, cores e tamanhos diferentes, certo? Como combiná-las com aquelas peças que você já tem no guarda roupa, para criar aquele look autêntico que é a sua cara?! Mas se você é mais ousada e prefere estampas alegres e abstratas, não se preocupe, embarque nessa aventura comigo, e vamos juntas escolher uma estampa para chamar de sua!

COMBINANDO ESTAMPAS E PEÇAS LISAS

Poás, geométricas, animal print, florais, pied de poule, pied de coq, xadrez, listradas, abstratas, chevron… são tantas e diferentes as opções de estampas que até fica difícil de escolher, mas não se preocupe que estou aqui para te ajudar! Primeiro: pega aquela roupa estampada e observa qual a cor de fundo que ela tem, você tem alguma outra peça da mesma cor do fundo da estampa? Se tiver, já veste elas e se olha no espelho! Ficou linda, né?! Quando a gente combina o fundo de uma estampa com uma peça da mesma cor, o look fica sutil e combina sem fazer esforço! Outra opção, para aquelas que gostam de ousar, é escolher uma estampa com cores neutras e contrapor com uma peça de cor vibrante.

Tá bom, nem tudo é perfeito, você escolheu justamente a opção de estampa diferente que tinha na loja e agora não consegue combinar com nenhuma parte de baixo! Calma que nem tudo está perdido! Observe que cores compõem a estampa e tente combinar uma delas com uma roupa que você tem com esse mesmo tom. Esse tipo de combinação fica um pouco mais chamativa, mas combina bem porque a cor da estampa “conversa” com a outra peça que você está usando!

Só fique atenta a um detalhe para não ficar desconfortável: estampas com muito espaço entre os desenhos ou com desenhos grandes tendem a dar a ilusão de que o nosso corpo é maior/mais largo, por isso, escolha usar este tipo de padronagem naquela parte do corpo que você quer criar volume. Já estampas menores, e com pouco espaçamento entre os desenhos além de discretas são ótimas para dar a impressão de que nossa silhueta está menor, por isso, use sem medo!

ACESSÓRIOS

Se você é mais discreta e não gosta de usar peças inteiras estampadas aposte no uso de acessórios como um diferencial no seu look e saia por aí arrasando com aquele scarpin de oncinha que está guardado desde o dia que você comprou. Já sei! Você prefere sapatos discretos! Então aposte em colares, carteiras de mão, bolsas, brincos, lenços e o que mais sua imaginação mandar! Esta é uma forma discreta e charmosa de inserir estampas no seu look sem sobrecarregar ele!

                                               LISTRAS PARA QUE TE QUERO

Outra dica que vou deixar para vocês, é com relação às famosas e polêmicas listras! Ame ou odeie elas, todo o ano elas acham um jeito de entrar no nosso guarda roupa, seja naquela blusa básica ou em um casaqueto, mas o fato é que elas podem ser sim nossas aliadas! Se você quer usar uma blusa com listras horizontais mas tem medo de deixar sua silhueta mais larga, compõe o look com uma peça por cima que o vão da abertura da sobreposição vai criar uma linha vertical e afinar a sua silhueta! Simples, não?! Mas se a sua praia são listras verticais, pode ficar tranquila que além de charmosas, elas costumam dar o efeito de alongador de silhueta, por isso, se tem aquela parte do corpo que você quer afinar, essa é a opção certa para você!

ESTAMPA LOCALIZADA

E para as fãs de roupas com estampas de frases, essa dica é para vocês: use este tipo de estampa sem restrições! O único cuidado que você deve ter é se quiser compor um look discreto, pois geralmente as pessoas tendem a querer ler o que está escrito e talvez crie uma situação desconfortável para você! Ah, essa dica vale também para aquelas roupas estampadas com desenhos! Hoje em dia a moda permite tudo, não tenha medo de experimentar, afinal, a vida é muito curta para gente deixar de usar aquela roupa que nos faz sentirmos bem com nós mesmas!

Por: Fernanda Luiza Bezner

Bacharelada em Moda