Você já parou para pensar na quantidade de vezes que usou determinada roupa? Ou na quantidade de vezes que comprou roupas e nem ao menos tirou a etiqueta, ou teve uma ocasião para usá-la? E, se eu te dissesse que você pode fazer compras dentro do seu próprio guarda roupa sem gastar nada, e de quebra fazer looks interessantes, funcionais e versáteis?

COMEÇANDO DO BÁSICO

Separe suas roupas em cima da cama por categorias: partes de cima, de baixo e peças inteiras, e cada categoria por tipos de peças, como blusas, camisas, camisetas, jeans, calça social, saia, blazer, cardigã e assim por diante.

Agora que consegue enxergar as peças que você tem, experimente combinações diferentes daquelas que costuma fazer, testando um jeans básico com uma camisa de cetim para dentro da calça na parte da frente, arrematando o look com aquele peep toe nude. Se quiser acrescentar glamour coloque um blazer, se quiser um look descolado, escolha uma jaqueta e um all star, e se não tiver os exemplos que falei, fique tranquila, afinal, você tem a sua criatividade! Use ela! Para facilitar, registre tudo no seu celular e vá observando o que fica bom ou não, só não esquece de experimentar novas combinações!

Essa também é a hora de testar aquelas dicas que você já acompanhou aqui no blog e perder o medo de sair da sua zona de conforto, afinal, que tal descobrir que aquelas peças que estavam esquecidas no fundo do seu guarda roupa são ótimas opções para serem usadas tanto no seu dia a dia quanto nos seus compromissos?!

Por isso, aproveite e teste combinações de acessórios e calçados diferentes para cada look, transite entre os diversos estilos: romântico, rocker, girlie, minimalista, esportivo, sexy, tradicional e descubra uma nova você! Afinal, sempre é bom dar aquela repaginada e valorizada no look, não é mesmo!?

ARRUMANDO O GUARDA ROUPA

Depois de experimentar novas combinações, pense bem se o que você vestiu vai ser mesmo usado para compor novos looks, e se a resposta for não, crie três pilhas: uma para doação, uma para reparos e a outra para venda, afinal, um dinheirinho sempre cai bem!

Cabides à postos, organize suas roupas por categorias: camisas, blusas, casacos, calças…. Pendure o que amassa com facilidade e se conseguir, separe por cor para facilitar sua escolha, e não se esqueça: use um cabide por peça, assim você não corre o risco de camuflar aquela peça linda debaixo daquela sobreposição! E aqui mais um segredinho: guarde suas peças de malha dobradas para que a malha não estique nem deforme. Se ainda estiver em dúvida de como organizar seus pertences, lembre daquela loja que você ama e em como ela é organizada e se inspire para organizar o seu cantinho! O objetivo aqui é tornar sua vida mais fácil e suas roupas mais atraentes, para que da próxima vez que for procurar o que vestir, consiga encontrar no seu guarda roupa, sem falar que não vai mais precisar sair correndo e comprando roupas com tanta frequência!

ACESSÓRIOS

Reserve um espaço para os acessórios no seu guarda roupa, caso ainda não tenha lugar para eles. Ganchos são uma ótima opção para pendurar colares, lenços e bolsas, enquanto gavetas com divisórias encaixam perfeitamente na organização de pulseiras, óculos, carteiras de mão e o que mais você tiver sem destino certo. Aqui também vale aquela dica de não misturar peças, afinal não queremos esquecer aquele acessório divino no fundo da gaveta! Ah, e as suas maquiagens, elas também merecem um cantinho especial! Por isso, se não tiver um espaço só delas, pegue uma prateleira que fique ao seu alcance, e separe pinceis e demais itens em organizadores para que além de arrumados também fiquem fáceis de serem visualizados.

SAPATOS

Chegou a vez dos queridinhos do pedaço! Veja se algum par precisa de reparos ou limpeza e procure um lugar para agrupar todos. Prefira sapateiras onde eles podem ser dispostos lado a lado por categorias, afinal, eles merecem um espaço para brilhar! Caso não tenha, existem opções de expositores de sapatos no mercado abertas e fechadas, ideais para guardá-los com cuidado e higiene.

 

Por: Fernanda Luiza Bezner

Bacharelada em Moda