Para muitas pessoas, economizar dinheiro é um grande desafio, pois convenhamos, abrir mão de coisas, lugares e situações a que estamos acostumados não é tarefa fácil.

Por isto, muitas vezes as pessoas fazem planos para começar a economizar, mas nunca os colocam em prática, e os planos vão ficando sempre para depois.

Na grande maioria das vezes, o motivo de tanto adiamento é não saberem o que fazer exatamente e nem por onde começar, mas também, há os casos em que se adia simplesmente para ganhar tempo ou mesmo por procrastinação.

E você? Qual é o seu caso? Se pretende economizar dinheiro de forma simples e sem sacrifícios, continue lendo o artigo para saber mais.

Seja qual for o motivo que te impede de economizar, é chegada a hora em que estes planos precisam ser colocados em prática. Seja para fazer aquela viagem, para uma formatura, para dar entrada em algum bem, a reforma da casa, comprar um carro etc.

Então percebe-se que a hora é agora! Mas não se preocupe! Economizar dinheiro pode ser mais fácil do que você pensa!

Selecionamos 9 dicas para te ajudar a economizar e você pode começar agora mesmo!

  • Adie as compras de tudo o que for supérfluo

Se você quer mesmo economizar, não faz sentido continuar comprando tudo o que vê pela frente, concorda?

Pelo menos nesse período, adie a compra de tudo o que não for de extrema necessidade. Ter paciência é fundamental para quem quer economizar.

  • Faça um bom orçamento antes de comprar

Para ter sucesso no seu objetivo, deve-se levar a sério esta ideia. Uma das estratégias fundamentais é orçar tudo o que for comprar.

Você planejou adiar as compras desnecessárias, mas se realmente precisar de algo, faça um orçamento em no mínimo 3 empresas antes de fechar negócio.

A diferença de preços de uma empresa para a outra referente a um mesmo produto pode te surpreender.

  • Jamais atrase as contas do mês

Atrasos geram transtornos em forma de multas, taxas e juros. Tire um tempinho para observar os vencimentos de suas contas e se preciso, ligue para a empresa e troque a data de vencimento.

Para as novas compras, programe sempre o vencimento para no mínimo 5 dias após o seu pagamento para assim não correr o risco de pagá-las em atraso e com isto, arcar com os prejuízos.

  • Use aplicativos que te ofereçam vantagens para pagar suas contas.

Já existem aplicativos que te devolvem parte do dinheiro gasto quando você o utiliza para fazer pagamentos. É o chamado cashback. O pic pay é um deles.

Em alguns casos, ele te devolve 40% do valor pago, então é algo que vale muito a pena, não vale?

  • Livre-se de taxas e anuidades

Sabe aquelas taxas e anuidades que roubam boa parte do seu orçamento mensal? É hora de acabar com isto! Ligue para as operadoras e peça o cancelamento.

Se a empresa não for flexível, cancele os serviços e contrate outra que não cobre tais taxas. E existem muitas, pode ter certeza!

  • Cuidado no Supermercado!

Primeira dica é observar os armários e a geladeira antes de sair para fazer compras. Anote exatamente o que você precisa.

Pelo menos nessa fase, evite comprar além do necessário e vá ao supermercado mais vezes, comprando em menor quantidade cada vez que for.

Isto evita o desperdício e você consegue calcular melhor o que gasta, sem exageros e sem gastar desnecessariamente. E não se esqueça de verificar as promoções ante de começar a encher o carrinho. A diferença no bolso pode ser gritante.

  • Pratique atividades físicas gratuitas

Você é do tipo que não abre mão da academia? Saiba que existe uma maneira de economizar muito, deixando de frequentar alguns meses e optando por atividades físicas gratuitas.

Alguns exemplos são: corrida, caminhada e academias ao ar livre. Aposto que tem uma bem perto de você!

E calma…você poderá voltar à academia tão logo atinja o seu objetivo de economizar algum dinheiro.

Obs: Antes de iniciar uma atividade física, consulte o seu médico. Ele pode ser seu aliado e te ajudar a escolher a atividade mais adequada para você.

  • Prepare suas refeições em casa algumas vezes por semana

Não se preocupe! Ninguém está te condenando a pilotar o fogão eternamente! Deixe-me explicar:

Se você fizer pelo menos uma refeição em casa e levar para o trabalho ao invés de comprar ou comer fora, já terá algum dinheiro extra no final das contas. E isto vale também para os finais de semana.

Quantos dias na semana você consegue fazer isto? Quanto mais, melhor.

Isto inclui os lanches rápidos também, pois quando você compra um pão com manteiga na padaria, você está pagando para alguém passar manteiga no pão para você. Pense nisto!

  • Juntando dinheiro no cofrinho

É isso mesmo! O velho cofrinho ainda é um método muito usado para juntar dinheiro, além de ser uma maneira bem divertida de economizar.

Quer uma ideia? Comece a guardar nele todos os trocos que você recebe no dia a dia. Com o tempo, você vai se empolgando com a ideia e poupando cada vez mais.

Conte aos seus amigos e parentes sobre o seu objetivo e passe o cofrinho quando tiver a oportunidade de estar com eles. É uma “brincadeira” saudável e com certeza todos irão gostar de contribuir.

Existem alguns relatos de pessoas que juntaram quantias consideráveis desta maneira, então, por que não tentar?

Por mais difícil que pareça economizar, não é. Tudo é questão de hábito e você se acostumará mais rápido do que imagina.

Alguns hábitos é até provável que você mantenha, mesmo depois de alcançar o seu objetivo.

O importante é fazer uma economia saudável; nada de tão radical, que possa te levar a alguma situação em que você, ao invés de economizar, acabe por gastar ainda mais.

Como por exemplo, se privar de uma boa alimentação e com isto, contrair uma doença ou algum problema de saúde. Por favor, não faça isto!

Economize só o que for possível, sem exageros e com muita sensatez. As pessoas são diferentes umas das outras, então, o que não te afeta, pode não afetar o outro. Vou dar um exemplo bem claro:

Cozinhar pode ser uma tortura para um e um prazer para o outro, assim como fazer uma caminhada, pesquisar preços, usar aplicativos ou adiar a compra daquele celular que você tanto quer. Deu para entender?

Agora é só começar!

Estas foram apenas 8 ideias para economizar dinheiro, mas é claro, existem muitas outras e pelo menos uma delas foi feita pra você!