Você já parou para pensar a maneira com a qual a evolução da tecnologia vem influenciando nossa forma de consumo? Com o acesso cada vez mais rápido e fácil às mídias sociais e às suas informações, estamos mais expostos à marcas e influenciadores 24 horas por dia, nos mostrando o que devemos consumir. Frente a esta enxurrada de conteúdo, observa-se uma crescente preocupação a respeito da maneira como a cadeia produtiva por trás das marcas opera, e de que forma podemos contribuir para que ela seja justa, mesmo que para isto, tenhamos de desembolsar valores mais altos na hora das compras.

PERFIL

Alguma vez passou pela sua cabeça como a sua vida tem se moldado depois de entrar nas redes sociais? Já reparou que sua sede por conteúdos cada vez mais relevantes e esclarecedores aumenta a cada dia mais? E que apenas olhar fotos da sua marca preferida não é mais suficiente? Assim é o perfil dos novos consumidores de moda!

Antenados, exigentes, sedentos por informações com conteúdo, e dispostos a desembolsar mais dinheiro para investir em peças produzidas com propósito e através de práticas justas. Habituados a comprar em lojas físicas, já se sentem confortáveis para comprar on-line, e inauguram formas inéditas de consumo que juntam o online com o offline.

São pessoas cada vez mais informadas a respeito dos malefícios que a produção dos bens de consumo pode trazer a quem os produz e ao meio em que serão descartados, e que são fonte de inspiração para movimentos sociais que fiscalizam e divulgam dados das empresas que são responsáveis ou não.

EXPERIÊNCIA DE COMPRA

Não é incrível entrar em uma loja ou no site daquela marca que você sempre quis comprar e ser bem atendido? E descobrir que aquela coleção teve uma inspiração especial e que cada detalhe dela tem a ver com tudo que foi passado para você? Você já tinha reparado nisso?

Se você ainda não tinha se dado conta, faz o seguinte exercício: abre aquela rede social que você gosta e vai até o álbum da marca que você procurou. Olha as fotos assim mesmo, de longe, e repara que por detalhes ou cores aquelas imagens se parecem, pois fazem parte de uma coleção. Percebeu? Você acabou de ver uma história contada através de texturas, tons, estampas, iluminação e diversos outros detalhes que foram escolhidos a dedo para te valorizar!

E é assim, que as marcas tentam captar sua atenção através de diversos formatos, digitais e analógicos para contar a você o que só aquela empresa pode contar: a sua própria história, afinal de contas, quem não gosta de se sentir especial e ter atenção na hora de ir escolher uma roupa para uma ocasião especial?

INTEGRAÇÃO DOS CANAIS DE VENDA

Até pouco tempo atrás fazer compras só era possível em horário comercial, hoje em dia tudo está diferente, e comprar está cada vez mais prático e rápido! Você já reparou nas facilidades que apareceram de uns anos para cá e que fazem com que escolher a melhor opção de roupa seja cada vez mais simples e menos burocrático?

Se antes não havia muitas opções para quem queria ir ás compras, hoje, as opções são múltiplas e interligadas! Já é possível encontrar lojas que possuem ponto de venda física, online e que oferecem a opção de compra pela internet com retirada na loja. Isso sem falar da praticidade das compras realizadas por aplicativos de celular, que otimizam tempo e são de fácil acesso, já que estão disponíveis na palma da mão.

REDES SOCIAIS

Sabe aquela marca incrível que você descobriu através daquele anúncio da sua rede social favorita? Aproveita e pesquisa se as práticas dela com seus funcionários, seus fornecedores e até mesmo na produção daquelas peças fantásticas, são justas! Hoje em dia você não precisa se prender somente aos sites de pesquisa, pois existem diversos sites e aplicativos que já fizeram essa pesquisa para você e divulgam tudo sobre aquela empresa!

Assim, além de ficar bem informada, quem sabe você aprende coisas novas e surpreendentes desse universo mágico chamado Moda, e ainda pode conhecer novas marcas incríveis que estão alinhadas com seus valores!

https://www.fashionrevolution.org/

https://www.amodapelaagua.com.br/

https://www.portalecoera.com.br/tag/chiara-gadaleta/

Aplicativo Moda Livre

Fernanda Bezner

Bacharelada em moda