Todo mundo sabe da importância de praticar atividades físicas para manter ou melhorar a saúde, não é mesmo? Por isto, muitas pessoas estão saindo da zona de conforto e procurando uma maneira de se exercitar.

Uns buscam por conta própria algum exercício para praticar, outros, são orientados pelos médicos, seja por problemas de saúde ou por motivos estéticos.

Nessa busca por melhorar a aparência ou saúde, seja ela, física ou mental, uma grande parte das pessoas aderem à pratica das caminhadas.

Caminhar é um exercício aeróbico que pode ser praticado por qualquer pessoa; não há restrições de idade, sexo, condição física ou financeira.

A caminhada é uma das atividades físicas mais populares do mundo e não é à toa, sabe por quê? Leia a matéria completa e descubra os benefícios da caminhada e 27 motivos para caminhar mais.

 

Por que, mesmo sabendo dos efeitos benéficos para a saúde, muitas pessoas não praticam atividades físicas?

Vários motivos levam as pessoas a não “se mexerem”, mesmo sabendo dos riscos que o sedentarismo pode trazer à sua saúde. Os mais comuns são:

  • Falta de tempo
  • Preguiça
  • Procrastinação
  • Desânimo
  • Falta de incentivo
  • Limitação física ou mental
  • Falta de local apropriado
  • Incredulidade quanto aos efeitos positivos

Entre outros

Os Benefícios da Caminhada

  • Diminui a ansiedade
  • Diminui o estresse
  • Previne doenças cardíacas
  • Diminui os níveis de colesterol ruim
  • Aumenta o bem estar através da liberação de endorfina
  • Fornece energia
  • Auxilia na perda de peso
  • Melhora a função cerebral
  • Melhora a aparência
  • Melhora a circulação
  • Melhora o inchaço
  • Melhora o funcionamento dos pulmões
  • Fortalece e tonifica os músculos
  • Facilita a digestão
  • Melhora o condicionamento físico
  • Auxilia no combate à depressão
  • Promove a felicidade
  • Previne a osteoporose
  • Melhora a imunidade
  • Ajuda a combater o diabetes
  • Ajuda a fortalecer as articulações e os ossos
  • Ajuda a dormir melhor
  • Ajuda a melhorar a postura
  • Ajuda a melhorar a memória
  • Promove a sensação de bem-estar
  • Ajuda a evitar derrame
  • É de graça

Depois destes 27 motivos para caminhar mais, você vai ficar aí parado?

Comece a se organizar para incluir alguns minutos de caminhada na sua rotina diária. Não tem desculpa para não começar a andar.

Saiba que para quem nunca praticou essa atividade, 10 minutos para começar já causa algum efeito. Repita a sessão durante 3 dias por semana.

Vá aumentando o tempo e os dias gradativamente até se acostumar com o novo ritmo.

Se você tem algum problema de saúde, é aconselhável consultar o seu médico e pedir orientação. 

Talvez você se sinta mais motivado caminhando em companhia de um amigo ou familiar. Muitas pessoas acham mais agradável, pois assim podem conversar e passar o tempo mais rápido.

Se este for o seu caso, convide alguém para lhe fazer companhia; assim, além de fazer um bem enorme para si mesmo, você também estará ajudando uma pessoa querida a ter uma melhor qualidade de vida.