A maior parte dos sinais de envelhecimento na pele são causados por fatores externos como, por exemplo, a poluição ambiental, radiação solar, tabagismo e o estresse. Isso devido ao fato de que esses fatores favorecem esse processo de diversas maneiras. O estresse oxidativo e a degradação de fibras de colágeno são apenas alguns dos diversos exemplos existentes.
A poluição, por sua vez, é considerada como um dos fatores mais prejudiciais à saúde da pele. Como estamos diariamente expostos a ela é mais do que necessário aprendermos quais são os cuidados para evitar esses danos que podem afetar diretamente a nossa saúde.
Diante disso, continue lendo esse artigo para que você possa conferir as principais dicas para você evitar os danos causados pela poluição.
Você sabe o que é poluição?
A poluição pode ser intendida como a introdução de substâncias ao meio ambiente trazendo graves consequências para todos os seres vivos. Os agentes que causam essa poluição são denominados de poluentes.
Atualmente, um dos poluentes mais comuns é o dióxido de carbono, que é gerado através do contato do carbono, liberado pelos veículos e indústrias, com o oxigênio.
Além de ser muito prejudicial ao meio ambiente, esse grave problema ambiental também é altamente prejudicial à saúde da pele. Afinal, a poluição pode agir diretamente na pele reduzindo significativamente as defesas antioxidantes, deixando a pele mais suscetível aos danos causados pelos radicais livres e causar muitos outros problemas.
Quais os impactos da poluição na pele?
Os danos causados pela poluição na sua pele são silenciosos e podem ser observados a longo prazo. Afinal, ela pode agir diretamente no aumento dos radicais livres na pele.
Os radicais livres nada mais são do que moléculas instáveis responsáveis por incentivar o envelhecimento precoce. Eles agem quebrando o colágeno do organismo e não permitindo a formação de novas fibras colágenas. Diante disso, os primeiros sinais de envelhecimento como, por exemplo, as linhas finas, textura irregular e falta de luminosidade começarão a aparecer em sua pele.
Além disso, os efeitos da poluição também podem ser observados a curto prazo. Afinal, ela é a responsável por obstruir os poros do seu rosto favorecendo assim, o aparecimento de cravos e espinhas.
Tratamentos Para Evitar a Agressão da Poluição à Pele
Com os cuidados corretos é possível controlar as agressões causadas pela poluição em sua pele. Confira agora mesmo quais são eles.
- Uso do Filtro solar:opte por um filtro solar que te proteja das radiações UVA e UVB e que possua no mínimo um FPS 30
- Uso de Dermocosméticos Antioxidantes: são ideais para neutralizar os radicais livres. Você pode optar pelas vitaminas C ou E.
- Uso de Dermocosméticos com Ácidos: os ácidos agirão diretamente na esfoliação, hidratação e no clareamento da pele. Você poderá optar pelo o ácido hialurônico, retinóico e seus derivados.
- Limpeza diária da pele
Esses cuidados manterão a sua pele saudável e bonita. Contudo, lembre-se que se você deseja optar pelo uso de qualquer dermocosmético, recomendamos que você consulte o seu dermatologista!
Por: Leticia Paes
Farmacêutica