Ultimamente tem sido cada vez mais complicado manter a boa saúde ou até mesmo o bom-humor diariamente – o que pode ajudar é o exercício físico. Porém a Academia pode soar um tanto puxada para a maioria das pessoas e acabar não manifestando aquela sensação de bem-estar que deveria.
Porém não existe só Malhação nesta vida para te manter feliz e saudável, há várias outras práticas de exercício físico que podem ser agradáveis e benéficas para você. Imagine que tem um catálogo enorme em sua mão, tudo o que precisa é escolher!
Mas qual, dentre tantas? Baseada nessa dúvida nós preparamos uma lista de atividades físicas apropriadas para cada tipo de personalidade. É só olhar, ver qual é a sua e tentar!
Abra-se “aspas” que você se identificar com mais de uma, então não se contenha caso queira tentar.
Sua personalidade e exercício físicos
- Pessoas mais ativas, que não gostam de cair na rotina
Recomenda-se atividades mais dinâmicas para quem tem muita energia e entusiasmo! Como Ginástica, Crossfit, Esportes Coletivos, Power Yoga ou Lutas.
- Pessoas introvertidas e mais calmas
Neste caso a motivação não está na determinação, mas prefere atividades que exigem mais de atenção ou que possam ser feitas sozinhas. Como Caminhada, Yoga e Tai Chi Chuan.
- Comunicativo, pessoas que gostam de companhia e de conversar.
Preferem atividades coletivas, em que haja maior interação com as pessoas. Como Musculação, Hidroginástica, Dança ou Caminhada.
- Pessoas focadas
São pessoas mais focadas no objetivo, como ganhar massa muscular ou emagrecer. Para essas é recomendado atividades como: Musculação, Pilates ou Crossfit.
Qual é a minha personalidade?
Segundo James Gavin, todos temos um tipo de “personalidade Fitness”, ou seja, cada um tem uma que se encaixa com exercícios específicos, em que nos dariamos melhor e teríamos resultados mais rápidos e satisfatórios.
Ou seja, há bem mais opções do que as listadas acima – que formam uma lista simples, porém você pode tanto se basear nela como nas atividades da imagem, basta seguir aquilo que lhe faz bem.
Também é uma boa ideia testar várias atividades, para ver aquela que lhe traz mais prazer, assim como não sabíamos quando crianças os gostos das frutas antes de prová-las, não temos como ter certeza que gostariamos de uma atividades antes de praticá-la.
Muitas são de graça, como caminhada ou corrida – e há quem possa comprar uma bicicleta para dar umas pedaladas pela vizinhança, além ser um excelente exercício para as pernas, ajuda a aproveitar a vista e a socializar com os vizinhos que não se viam a tempos.
Por fim, não deixe uma listagem com a boa intenção de lhe direcionar para a atividade que mais lhe agrada lhe decepcionar, você pode ser muitas em uma e ter gostos diferentes, independemente de sua personalidade.
O importante é atingir seu objetivo, seja ele ganhar massa muscular, emagrecer ou só se manter em forma através de atividades prazerosas e não enfadonhas que não lhe deixem com preguiça de praticá-las.
Além disso, apesar das boladas levadas na escola nas aulas de Educação Física, o esporte deveria ser divertido. Então, por que não incluir na sua agenda?
Louise N. Biolchini
Bibliotecária e Redatora