O relacionamento à distância na quarentena tem sido, antes de qualquer coisa, uma verdadeira demonstração de amor, é claro. Afinal, sabemos que a distância, neste momento, é tão importante quanto à demonstração de afeto.

Entretanto, estar tanto tempo distante de quem amamos faz com que questionamentos e angústias possam surgir. Por conta disso, trouxemos este breve texto com algumas sugestões para você manter o seu relacionamento aquecido, mesmo de longe.

Acompanhe a seguir e vamos juntos pensar em estratégias para superar este momento delicado para todos nós.

Relacionamento à distância na quarentena: O que fazer para aproximar?

Relacionamento à distância, de maneira geral, necessita de medidas que aproximem o casal, a fim de manter “a chama” sempre acesa. Afinal, o tempo longe pode ser um impeditivo para o desenvolvimento da vida a dois.

Sendo assim, especialmente em tempos de pandemia e quarentena, devemos estar ainda mais preparados para isso. Tendo em vista que à distância, além de desconhecida para muitos casais, aconteceu de maneira repentina.

Veja, portanto, algumas ideias que poderão ajudar a vida do casal:

1- A internet é a maior aliada

É claro que você pode estar dizendo que esta dica tem lá as suas “obviedades”, porém, o que estamos querendo dizer é que, de fato, a internet será a sua maior aliada. Isso porque a partir dela é possível criar diversas formas de aproximação, que vão além de apenas uma conversa por WhatsApp, por exemplo.

Através da internet vocês podem conversar, trocar mimos (com mensagens fofas), ouvir a voz um do outro, se ver, trocar fotos da vida cotidiana, jogar juntos, assistir a um programa ou filme, dentre outras atividades.

2- Chamadas de vídeo recorrentes (mas com atividades)

Aproveitando a internet, vocês deverão estar adeptos às chamadas de vídeo, mesmo que antes não eram acostumados com este tipo de ferramenta. E por mais que possam se sentir um pouco “inseguros” em frente à câmera, lembrem-se que este momento pode ser visto como uma conversa comum, que já aconteceria pessoalmente. Ou até mesmo como momento para uma atividade diferente: refeição juntos, jogos, etc.

Desse modo, se houver instantes sem assunto, não se assustem! O importante é manter este contato para que se saiba sobre o dia do outro e se fique atento às vontades, desejos, dúvidas e alegrias da outra pessoa, mesmo distante.

3- Assistir filmes e séries juntos

Com o tempo de sobra, não há nada melhor do que aproveitar para assistir toda aquela lista de filmes e séries que vocês sempre quiseram, mas a rotina corrida nem sempre deixava. Desse modo, vocês podem, inclusive, assistir ao mesmo tempo.

Se fizerem isso por vídeo chamada, pode ser ainda mais divertido! Uma vez que poderão comentar as cenas e assim interagir de um modo leve e descontraído.

4- Ouvir a voz é importante

Você pode até dizer que não é adepto às vídeos chamadas e tudo bem! Se o casal concorda que não fará este tipo de atividade, é algo particular de cada um. Mas, isso precisa ser acordado, é claro.

Porém, é importante ressaltarmos que ouvir a voz é muito importante para manter a proximidade e a conexão. Isso porque a voz da pessoa que amamos é algo que desencadeia mil e uma sensações na gente, especialmente quando estamos longe por muito tempo e com saudade.

Portanto, mantenham este carinho e cuidado de, pelo menos, conversarem por áudio assim que puderem. Repare no timbre da voz da pessoa e perceba o quanto isso ainda é importante para você.

5- Leiam e escrevam um para o outro 

Quando você perceber que o relacionamento à distância tem se tornado um empecilho pois vocês já não sabem quais atividades fazer para se aproximarem, experimente ler e escrever um para o outro.

Mas, o que estamos querendo dizer é que você deverá utilizar desses atributos para se aproximar. Por exemplo, ler para a pessoa que amamos fará com que ela preste atenção no que você quer mostrar, e assim há uma interação e tanto.

Enquanto que, ao escrever, você pode demonstrar afeto, carinho, amor. E não estamos falando de mensagens de bom dia ou algo do tipo, mas sim, referimo-nos a textos de amor, de verdade.

É claro que você não precisa ser um super escritor, mas, colocar em palavras o que se sente e se pensa da pessoa, pode ser uma ótima maneira de escrever uma carta e aproximar o casal.

6- Mostre que você se importa

Lembre-se que, durante o processo de relacionamento à distância, demonstrar afeto é o que importa. Assim, você pode comprar presente pela internet e mandar entregar, ligar em um momento de surpresa, escrever uma mensagem bonitinha, enfim.

A outra pessoa precisa sentir o seu interesse, assim como ela deverá demonstrar o dela, é claro. Para que assim, ambos saibam suprir – na medida do possível – a falta do físico, focando no mental, nas palavras, pensamentos e imaginação.

Camila da Silva

CRP 12/17354