Delicada, transparente e superfeminina, a renda divide opiniões, mas está presente no guarda roupa de qualquer mulher. Seja com padrões florais ou geométricos, usar uma peça de renda nem sempre é uma tarefa fácil, afinal de contas, seu look pode ficar exagerado ou sem personalidade. Por isso, reunimos algumas dicas simples para você aplicar no seu dia a dia que irão te ajudar a usar de forma criativa aquela peça de renda que você deixa de usar por medo de errar!

RENDA-SE

Que até pouco tempo atrás peças de renda eram em sua maioria consideradas sexy demais para serem usadas no cotidiano não é novidade, e que bom que esse status acabou caindo por terra, e a renda acabou se tornando uma das queridinhas dos looks das românticas e das ousadas. Existem vários tipos de renda, que podem ser artesanais ou tecidas à máquina, alguns dos tipos mais conhecidos são:

Chantilly, uma das mais delicadas, por possuir desenhos florais, ser mais fina e mais leve;

Tule bordado, cujos desenhos geralmente são recortados para a criação de um novo padrão de desenhos;

Guipir, que possui o fundo vazado, e é tecida com fios mais grossos, dando um aspecto mais encorpado e desenhos mais definidos;

E a renda com elastano, uma das mais simples, tecida com fios mais finos, geralmente usada para looks do cotidiano por possuir um caimento menos fluído;

Agora que já conhecemos alguns dos tipos mais famosos, chegou a hora de conhecer as possibilidades de uso que esse tecido delicado pode ter e render looks nos mais diversos estilos!

RENDA NO DETALHE

Para as que ainda tem receio de usar peças inteiras de renda, a dica é optar por roupas que possuem a renda como detalhe, e o legal, é pensar em como ela além de valorizar o look pode criar um foco de atenção nele, valorizando determinada parte do seu corpo.

Outra opção, é usar acessórios de renda! Você pode criar um look com peças mais sóbrias e arrematar ele com um colar de renda, um acessório de cabelo ou um brinco, e deixar o seu visual mais delicado só com o uso de um desses complementos! E para as mais ousadas, o uso de uma lingerie à mostra é o pedido ideal para deixar aquele look básico ou super formal mais feminino, leve e com uma pitada de sensualidade. Aliás, se quiser inovar ainda mais na produção, aquele body que antes era usado por baixo de blusas e vestidos pode vir como protagonista em looks com jeans, por exemplo!

Só tenha a sensibilidade de optar por este tipo de combinação em dias que você estiver se sentindo confortável com este nível de exposição, pois combinações como esta rendem olhares curiosos!

ROUPAS DE RENDA

Se você gosta de criar looks diferentes dos que usa habitualmente, aposte em peças inteiras de renda, sejam elas vestidos ou macaquinhos, por exemplo, ou até casacos para ajudar a arrematar aquela superprodução com mais estilo! Além de delicada, romântica e sensual, este tipo de peça pode adicionar autenticidade à sua produção, e pode te render ainda mais elogios!

Sabe o que combina bem com a renda também? Looks formais! Se aparecer aquela dúvida de que tipo de roupa escolher para aquele evento que pede um dress code refinado, optar pelo uso da renda não tem erro! E para deixar seu visual ainda mais glamoroso, escolha aquela opção tecida com fios mais finos e delicados, e adicione um pouco de brilho com pedrarias de qualidade!

Agora, se seu estilo é mais descontraído, que tal usar aquela roupa rendada para criar um look fresquinho que vai bem até na beira da praia?! Afinal, a renda também é super versátil, tipo aquele nosso pretinho básico, só que com uma dose extra de charme!

E se você ainda está com medo de experimentar looks com bastante renda, que tal escolher uma opção de roupa que possui a mesma cor da peça rendada para criar um look monocromático?! Assim você não sobrecarrega sua aparência, acrescenta um foco de interesse no seu look sem chamar muita atenção, e ainda adiciona elementos de textura e delicadeza no seu visual!

Por: Fernanda Bezner

Bacharelada em moda