A indústria cosmética é a responsável por produzir mais de 120 bilhões de unidades de embalagens anualmente contribuindo assim, para uma pilha de resíduos de consumo que cresce a cada ano mais.

Um grupo holandês, chamado LCA Centre, responsáveis por estudar o impacto ambiental das embalagens, constatou que cerca de 70% das emissões de carbono atribuíveis a esse setor poderiam ser eliminadas caso as pessoas optassem pelo uso de recipientes com refil. Além disso, foi constatado também que todo esses resíduos poderiam ser diminuídos em até 40%.

Como as Embalagens estão afetando a Vida marinha?

Os resíduos plásticos são prejudiciais ao ambiente como um todo. A The Green Alliance, organização ambiental independente sediada no Reino Unido, constatou que mais de 12,2 milhões de toneladas desses resíduos chegam aos oceanos anualmente.

Sendo que, 80% desse valor chega aos oceanos através de terra firme, ou seja, através dos rios, esgotos e dos lixos que foram deixados pertos dos mares. Além disso, essas embalagens e resíduos plásticos também chegam aos oceanos por ação dos ventos e das chuvas.

Esses produtos são altamente prejudiciais a vida marinha. Elas afetam diretamente o ciclo de muitos animais e causam, inclusive, a morte de muitos deles que ingerem o plástico acreditando ser algum alimento.

Como comprar um cosmético sem prejudicar o meio ambiente?         

Saiba que, atualmente, é possível você realizar compras de muitos cosméticos sem prejudicar o meio ambiente. Basta que você realize essas compras com marcas comprometidas com o planeta como um todo.

Muitas indústrias cosméticas iniciaram projetos muito interessantes para minimizar alguns dos problemas causados ao ambiente. Com isso, elas vêm investindo cada vez mais no treinamento e educação de funcionários e fornecedores para a utilização de recursos naturais e para a redução dos impactos negativos.

Um grande exemplo está relacionado ao uso de plástico reciclado para a produção das embalagens de seus produtos, ou até mesmo, a utilização de embalagem refil ou biodegradáveis ao meio ambiente.

Outro grande exemplo está na promoção do consumo consciente, ou seja, em fazer com que as pessoas comprem apenas o que elas realmente precisam. Além disso, muitas indústrias cosméticas também estão apostando em muitos treinamentos relacionados ao descarte consciente. Diante disso, estão cada vez mais divulgando as maneiras corretas de descartar as embalagens e mostrando para todos os seus clientes o quão prejudicial pode o descarte incorreto.

Confira agora mesmo algumas mudanças divulgadas por empresas de confiança que prezam pelo bem estar do meio ambiente.

  • A The Body Shop anunciou recentemente que estava comprando centenas de toneladas de plástico reciclado da Índia, além disso, estudos relacionados a possíveis refis já estão sendo realizados.
  • A Olay, por sua vez, marca de cosméticos da P&G, lançará um produto totalmente refil como parte de um programa-piloto por um tempo limitado. A marca usará seu hidratante campeão de vendas como cobaia e aguarda excelente resultados.
  • A Natura, pioneira no assunto de sustentabilidade, promove a conscientização através do seu canal virtual no qual divulga importante informações sobre a situação global.

 

Por: Leticia Paes
Farmacêutica