O colágeno é uma proteína sintetizada pelos animais, muito comum na constituição do tecido conjuntivo, a qual é responsável pela sustentação e elasticidade deste. Também participa do processo de cicatrização, ancoragem da derme a epiderme, entre outros. São representantes do tecido conjuntivo: os ossos, as cartilagens, o sangue, os tendões e a gordura. O colágeno é muito abundante no tecido conjuntivo propriamente dito, que preenche os espaços entre os demais tecidos, como o espaço entre a pele e o músculo.

Hoje já se conhece mais de 25 tipos de colágeno, os tipos variam de acordo com a sua localização e função. Por exemplo:

– O colágeno tipo I fica na derme, nos tendões e nos ossos e a sua função é dar resistência a tensão a esses tecidos.

– Já o colágeno tipo VII localizado na derme faz a ancoragem de fibrilas que conectam a derme a epiderme.

Proteínas são compostas por aminoácidos, e grupos de aminoácidos formam peptídeos, grupos de peptídeos formam polipeptídeos. O colágeno é formado por aproximadamente mil aminoácidos que estão organiados por estrutura fibrilar em triplica helice, com uma sequencia tipica de aminoácidos 35% glicina, 12% prolina, 10% hidroxiprolina/hidroxilisina.

Toda proteina que ao ser ingerida sofrerá o processo de degradação pelas enzimas digestivas do estomago e do intestino até ser decomposta a aminoácidos e/ou pequenos peptídeos, para que possam ser absorvidos pela membrana intestinal para os vasos sanguíneos e assim serem distruidos para as celulas do corpo, já que proteinas não tem a capacidade de serem transportadas para dentro de células. Então agora você percebe que colágeno que você ingeriu não será absorvido, mas sim os seus aminoácidos.

Você já deve ter visto que há pra vender colágeno e colágeno hidrolilizado, o colágeno é a proteína inteira, que pode ter vindo de um osso, tendão ou cartlagem animal e o colágeno hidrolizado é a proteina que já sofreu a quebra até peptídeos, o que faciita a sua digestão e assimilização.

As proteínas do nosso organismo são sintetizadas dentro das células por estimulo do DNA (Ácido Dexoribonucleíco), que envia a “receita” para a célula fazer a nova proteina a partir dos aminoácidos, organizando-os na sequencia da proteina requisitada. Algumas ficam dentro da célula cumprindo funções intracelulares: fazendo parte da membrana plasmática e do citoesqueleto, outras são enviadas para fora da célula por um processo chamado de exocitose, e tem suas funções no ambiente extracelular que pode ser no espaço entre as celulas ou no sangue. O colágeno fica no espaço entre as células.

O seu corpo já produz colágeno, mas é fato que com o avanço da idade a produção diminui, o que pode ser observado pela presença de rugas e flacidez da pele. O que realmente esta funcionando para aumentar a síntese de colageno em suas células é ter uma dieta saudável que contenha os aminoácidos necessários, vitaminas, principalmente C e A, exercícios fisicos, fisioterapia estética, tratamentos estéticos como peeling químico, laser fracionado de CO2, radiofrequência e nanocosmésticos.

Por Christiane Guilherme

Bióloga Mestre em Fisiologia