Você já parou na frente do espelho e se observou com calma e carinho hoje? Identificou as partes que mais gosta e as que precisa aprender a fazer as pazes? Pois mesmo que já tenha feito isso, vou te fazer um convite! Pega barbante, e vem comigo! A ideia é descobrir as proporções do seu corpo para realçar o lugar certo, comprar melhor, e aprender a usar as rouas que você já tem e ama!

Vista uma roupa justa para medir com um pedaço de barbante: de um ombro ao outro, e a circunferência do seu quadril para descobrir a sua medida mais larga e a mais estreita. Depois de medir, compare o barbante do ombro com o do quadril dobrado ao meio, e identifique no seu corpo essa característica, pois vai ser o seu biótipo que você vai aprender a amar e valorizar.

COMO HARMONIZAR SUA SILHUETA: VOLUME NOS QUADRIS

Sabe aquela blusinha que você tem mais larguinha na barra e que costuma ignorar pelo medo de não cair bem em você?! Deixa eu te contar: ela é uma ótima pedida se o seu quadril é mais estreito que os seus ombros! E quer saber mais? Você deixa ela ainda mais estilosa colocando a frente dela por dentro da parte de baixo que estiver usando! Assim, valoriza seu quadril e cria um elemento interessante no seu visual. Só tenha cuidado! Blusas compridas achatam visualmente seu corpo, pois dão a ilusão de aumentar seu tronco, por isso, escolha modelos acima do quadril.

 

 

 

E para você que quer arrasar usando uma peça só, escolha vestidos e macacões que possuem volume, texturas, estampas coloridas, renda, bordado e até brilho na região do quadril! Sabe outra dica bacana para realçar seu corpo? Usar partes de baixo com aplicações de bolsos e detalhes como cintos, além de cores mais claras em contraste com partes de cima mais escuras, que ajudam a criar volume nessa região. Vale testar de tudo! Só não vale ficar na dúvida! E se ainda estiver insegura, aqui vai uma dica de ouro: escolhe um dia para experimentar todos os looks possíveis com o que você já tem, e tira foto deles. Fazendo isso, você observa o que funciona e o que pode melhorar, além de deixar várias opções de visuais prontos para aquele dia em que a preguiça bater!

COMO HARMONIZAR SUA SILHUETA: VOLUME NOS OMBROS

Agora, se a sua medida mais estreita é a dos ombros, não se preocupe! Use e abuse de decotes que chamem a atenção para o seu colo, como decote ciganinha e canoa, assim você vai voltar a usar aquela sua blusa com babados que há tempos não vê a luz do dia! O segredo aqui, é criar um ponto de foco na parte de cima do seu corpo através da exposição da pele, de volumes e cores mais claras.

 

 

E, se você, assim como eu ama estampas grandes e coloridas, pode sair por aí exibindo as suas preferidas, que aqui elas têm vez! Ah, já entendi! É listras que você quer usar? Então escolhe aquela horizontal que vai chamar atenção e criar a ilusão de volume que você precisa! Aqui também vale de tudo! A única coisa que não pode, é rolar insegurança na hora de sair por aí achando que seu look não está à sua altura!

COMO ALONGAR AFINAR A SILHUETA

Se você é daquelas que amam ter uns centímetros a mais, anota aí: comprimentos curtos são perfeitos para alongar a sua silhueta, pois deixam pele à mostra e criam a ilusão de pernas alongadas! Só não esqueça: sapatos com tiras no tornozelo acabam estragando esse efeito, por isso, escolha sapatos da cor da sua pele!

 

 

Se o comprimento curto não é a sua praia, use elementos como linhas de botões em camisas, saias e vestidos, ou ainda, estampas verticais, que vão chamar a atenção para sua vertical, afinando sua silhueta, ou faça looks monocromáticos que não vão te dividir ao meio.

E agora, a cereja do bolo para complementar o seu look: uma sobreposição com jaqueta/cardigã/blazer, que ajudam a chamar a atenção no sentido vertical além de criarem um look muito mais estiloso!

Fernanda Bezner

Bacharelada em moda